Pular para o conteúdo principal

Linha de pesquisa: PRODUÇÃO DA CIDADE, POLÍTICA URBANA E ESPAÇOS PÚBLICOS

PROJETOS DE PESQUISA
Tramas de Transferências de Imóveis em Salvador: A Construção Social do Valor da Cidade

PROGRAMA DE APOIO A JOVENS PROFESSORES DOUTORES - PROPESQ

Coordenação: Glória Cecília dos Santos Figueiredo (FAUFBA)
Professores colaboradores: Ana Fernandes (FAUFBA), Rosana de Freitas Boullosa (EAUFBA),
Laila Nazem Mourad (UCSAL), Luiz Antônio de Souza (UNEB)
Pesquisadora colaboradora: Thais de Miranda Rebouças (PPG AU UFBA)
Bolsista: João Pedro Noronha Ritter (CISO UFBA)

Resumo:
A pesquisa proposta pretende dar continuidade e aprofundar o objeto da nossa tese de doutorado, atinente às transferências de imóveis da cidade de Salvador, relativas a mudanças da titularidade do domínio imobiliário, através de transações de compra e venda. Os processos urbanos em torno das transferências de imóveis da cidade de Salvador estão inseridos num contexto de hegemonia do Planejamento Estratégico no ideário e na prática urbanística das cidades latino-americanas. A ideia de transferências de imóveis relaciona a sua constituição a partir da mudança da titularidade do domínio imobiliário, com implicações na (re)estruturação da partilha da propriedade na sociedade. O tema da construção social do valor da cidade permeia a abordagem proposta, a partir da articulação de três questões chaves. A primeira é o reconhecimento do trabalho como força criadora de valor. No entanto, apesar deste caráter incontornável do trabalho, existem valores de outras naturezas. A segunda questão refere-se a aspectos definidores de valor que não se limitam ou se reduzem ao trabalho. A atribuição de valor perpassa e é também condicionada por relações de poder simbólico e suas assimetrias; pela noção habitus; pela construção de imaginários e convenções; pelas especificidades e complexidade dos valores urbanos; ou por implicações da divisão econômica e social do espaço e da divisão territorial do trabalho, notadamente em termos de inserção e localização. A terceira questão trata da ação urbana, compreendida como síntese social da cidade e dos seus valores. A renda imobiliária é problematizada em função de se constituir como mecanismo de captura de valores coletivos da cidade. Nesta pesquisa faremos uma aproximação das tramas de transferências de imóveis da cidade de Salvador, através do estudo das transações de compra e venda realizadas a partir de 2000, em cinco dos seus bairros ou localidades, quais sejam, Avenida Antônio Carlos Magalhães, Pituba, Caminho das Árvores, Itaigara e Rio Vermelho.

A produção imobiliária de Salvador: condições, agentes, conflitos e desafios para o direito à cidade
Edital PROAE 01/2016 - Programa Permanecer - Projeto nº 9377
Coordenação: Glória Cecília dos Santos Figueiredo (FAUFBA)
Bolsistas: Ana Clara Reis (FAUFBA), Samir Santos (FAUFBA)

Resumo:
A proposta de projeto de pesquisa "A produção imobiliária de Salvador: condições, agentes, conflitos e desafios para o direito à cidade” pretende abordar processos contemporâneos de urbanização, incidentes na cidade de Salvador, focalizando-se tendências atuais de uso e ocupação do espaço da produção imobiliária licenciada pelo município de Salvador. O trabalho parte das pesquisas da orientadora, desenvolvidas durante o mestrado e o doutorado, atualizando-as através da ênfase na relação entre a produção imobiliária os desafios para o direito à cidade. Destacamos a grande ampliação da produção imobiliária vivenciada, sobretudo a partir 2005, nas bases de uma nova Política Nacional de Habitação (PNH). Relacionado aos desdobramentos territoriais da implementação da PNH, notamos uma hegemonia das empresas imobiliárias na produção imobiliária formalizada da cidade de Salvador. Neste contexto, instauram-se processos de formação de renda imobiliária, dada a tendência de concentração do poder de decisão de localização na malha urbanizada da cidade, conferida aos promotores imobiliários privados. Isso delineia uma tendência de intensificação da privatização do espaço urbano, vinculadas a processos de urbanização excludentes, marcados por desigualdades, segregação e fragmentação. Assim, a natureza corporativa da urbanização brasileira, já apontada por Milton Santos desde 1993, parece se consolidar como tendência dominante, numa escala sem precedentes. No entanto, a situação de hegemonia das empresas imobiliárias, podem ser lida como resultante de articulações contingentes. (LACLAU, 1996). Como as tendências de uso e ocupação do espaço não existem a priori, já que resultam da produção social e histórica do espaço, as mesmas são sujeitas a transformações (LEFEBVRE, 2008, SANTOS 2008, MASSEY, 2008). Diante disto, propomos nesta pesquisa, uma problematização das condições de realização da produção imobiliária, de modo a apontar para novas articulações que coloquem possibilidades de constituir outras estórias, capazes de ampliar a criação de espaços, territórios e territorializações de justiça social e direito à cidade.

Observatório de Bairros em Salvador
EDITAL PROPCI/UFBA 02/2016-PIBIC- AF - Projeto nº 10565
Coordenação: Glória Cecília dos Santos Figueiredo (FAUFBA)
Bolsistas: Felipe de Andrade Fonseca (IHAC UFBA), Priscila Monique da Silva Santos (FAUFBA)

Resumo:
Constituir o Observatório de Bairros em Salvador pela articulação de projetos de pesquisa convergentes e uma plataforma de dados e indicadores sobre temas relevantes referentes aos bairros de Salvador. A presente proposta pretende então lançar bases para a construção de um observatório de bairros em Salvador, iniciando pelo estudo dos bairros de Alto do Cabrito (no Subúrbio Ferroviário), Barbalho (Centro Antigo) e Caminho das Árvores (Iguatemi). Entendemos que a sistematização de informações, a elaboração de reflexões sobre os processos em curso, suas potencialidades, conflitos e limites, fomentará possibilidades de compreensão crítica dos mesmos, alimentando políticas públicas e a ação cidadã, além de promover avanços e atualizações para a pesquisa e o ensino no campo do Urbanismo e do Planejamento Urbano e Regional.

Observatório de Bairros em Salvador - Fase II
EDITAL PROPCI/UFBA 02/2017 PIBIC-AF - Projeto nº 12951
Coordenação: Glória Cecília dos Santos Figueiredo (FAUFBA)
Bolsista: Felipe de Andrade Fonseca (IHAC UFBA)

Resumo:
Este projeto de pesquisa busca dar continuidade à constituição do Observatórios de Bairros em Salvador, avançando para a criação de uma plataforma digital na internet, cuja concepção responda as necessidades e demandas dos habitantes da cidade por informações e conhecimento sobre os bairros de Salvador. A proposta original enfatizava as dimensões socioeconômica e demográfica, da produção imobiliária bem como sobre aspectos da estruturação territorial, tendo em vista um processo de apreensão e de construção de conhecimentos sobre os bairros estudados. Na segunda fase da pesquisa, atinente a proposta ora apresentada, pretendemos desenhar a concepção e efetivamente criar a plataforma digital, em página da internet, do Observatório de Bairros, aportando no mesmo os subsídios já elaborados e os novos, a serem gerados nesta etapa. Nesse sentido destacamos a possibilidade de incluir na plataforma informações básicas do conjunto de bairros de Salvador, sintetizadas a partir do aplicativo Azimute da SEI, bem como subsidiadas por trabalhos pertinentes do Grupo de Pesquisa Lugar Comum. Além destas fontes secundárias, terão relevo, na concepção e desenho do Observatório e de sua plataforma, a consideração das questões colocadas pelos habitantes dos bairros estudados, nas aproximações a serem feitas através de práticas de campo. A continuidade do projeto, nos termos aqui esboçados, reafirma as referências e definições gerais da proposta inicial.

PROJETOS DE EXTENSÃO
Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade - ACCS
Disciplina ARQB 19 Perícia Popular no Centro Histórico de Salvador
Coordenação: Glória Cecília dos Santos Figueiredo (FAUFBA)
Associação parceira: Associação dos Moradores e Amigos do Centro Histórico de Salvador -
AMACH
Professores colaboradores: Brais Vilariño (IGEO UFBA), Emanuel Lins Freire Vasconcellos
(FDUFBA), Rosana de Freitas Boullosa (EAUFBA)
Pesquisadores colaboradores: Camila Brandão (PPG AU UFBA), Desiree Tozi (CEAO UFBA),
Matheus Tanajura, Maria Alice
Monitora: Flora Tavares Menezes (FAUFBA)

Resumo:
O objetivo desta proposta é desenvolver a ideia e a prática de um novo tipo de instrumento de ação pública, a Perícia Popular, voltado para o reconhecimento avaliativo de situações de vida coletiva em contextos de vulnerabilidade social, desde que provocados pela ação direta do Estado, particularmente após acordos formalizados entre as partes envolvidas, com o objetivo de qualificar e potencializar o diálogo entre estas mesmas partes que possuem originalmente lógicas discursivas marcadamente diferentes. O objeto da Perícia Popular nesta ACCS corresponde à avaliação das Condições de Vida dos habitantes vulnerabilizados pelo descumprimento do TAC da 7a Etapa do Programa de Recuperação do Centro Histórico de Salvador.