Pular para o conteúdo principal

Arquitetas e Arquitetos negros pelo mundo: mapeamento da presença negra no campo da arquitetura, urbanismo e planejamento urbano


O projeto "Arquitetas e arquitetos negros pelo mundo: Mapeamento da presença negra no campo da arquitetura, urbanismo e planejamento urbano" integra a pesquisa "Presença Negra no currículo do curso de Arquitetura e Urbanismo", realizado pela Linha de Pesquisa Presença Negra na produção da Cidade - Grupo de Pesquisa Lugar Comum/ PPGAU-FAUFBA.

O intuito do projeto é viabilizar um banco de referências no qual possam estar representadas arquitetas e arquitetos negros de diferentes nacionalidades, locais de formação e atuação, que se destacam em diferentes áreas, com o intuito de contribuir para a construção de uma maior representatividade frente ao campo. Ao trazer para o visível arquitetas e arquitetos negros, comumente invisibilizados tanto pela bibliografia acadêmica, quanto pelas publicações comerciais, sobretudo no Brasil, espera-se colaborar principalmente na formação dos estudantes do curso de arquitetura e urbanismo.

No que se refere ao Brasil, a pesquisa visa contar com a colaboração de estudantes e profissionais da área para a realização desse mapeamento, uma vez que aqui, a informação sobre etnia/raça de arquitetos e urbanistas é um dado inexistente, mesmo junto à Conselhos e Institutos que representam a classe. Quem tiver interesse em contribuir com informações sobre arquitetas e arquitetos negros brasileiros pode fazê-lo através do preenchimento e submissão do formulário disponível aqui.

Abaixo segue uma amostra de algumas das arquitetas e arquitetos negros em processo de mapeamento pela pesquisa, que envolve também o levantamento de informações como local de nascimento, formação e atuação, dados biográficos, principais trabalhos desenvolvidos, etc.
Link para o site >>aqui<<

Contribua com informações sobre arquitetas e arquitetos negros através do formulário disponível >>aqui<<


Equipe:

Profª Gabriela Leandro Pereira - Coordenadora/ Profª Faculdade de Arquitetura - UFBA

Bianca Ariele Goes Soares - graduanda em Arquitetura e Urbanismo - UFBA

Deborah Sales Gomes - graduanda em Arquitetura e Urbanismo - UFBA

Isaque Santos Pinheiro - graduando em Arquitetura e Urbanismo - UFBA

Natália Maria Costa Santos - graduanda em Arquitetura e Urbanismo - UFBA

Paula Milena Lima - graduanda em Arquitetura e Urbanismo - UFBA

contato: pesencanegranacidade@gmail.com